Blog

Acidentes com Guindastes - 5 Motivos pelos quais Guindastes Tombam.

Por que guindastes tombam?

Guindastes são máquinas pesadas utilizados para içamento de carga. São fabricados com uma alta tecnologia como válvulas de segurança, bloqueios automáticos, tudo para garantir segurança e evitar ao máximo a possibilidade de seu tombamento. Mas porque hoje ainda ocorre esses fenômenos? Muitos profissionais quando realizam a visita técnica no local da operação desconsideram fatores cruciais que podem acabar em tragédias!

Erros:

1 - Cálculo errado da carga para ser içada:

O Cálculo da carga realizado na vistoria técnica é o fator mais crítico para a escolha do equipamento necessário. Cálcular dimensões, volume e peso errados ocasionam no dimensionamento errado do tamanho do guindaste necessário, resultando que equipamento não suporta a carga na operação e tomba.

2 - Desconsiderar o fator climático:

Antes e no momento da operação é necessário realizar a vistoria para ver as condições climáticas, para ver se há a possibilidade de realizar o serviço. Principalmente quando a carga apresenta um volume muito grande e ela ser içada será até uma altura mais elevada, onde os ventos constumam ser mais fortes.

3 - Operador não capacitado e programação errada da máquina:

Existem diversos casos de tombamento somente pelo equipamento estar mal regulado para o içamento, seja pela falta de experiência ou negligência do operador para ajustar máquina. Portanto é necessário cada vez mais a busca pela educação e aprendizado aos operadores de guindaste.

4 - Solo inadequado:

Examinar o solo e imprescindível antes da operação. Uma das maiores causas de tombamento ocorrem pela falta desta vistoria. Para o equipamento trabalhar é necessário realizar o patolamento do mesmo. Em muitos casos embaixo do solo há galerias de esgoto, mal aterramento, ou até fraqueza do solo, que não suportam com o peso do guindaste e desmoronam.

5 - Equipamentos e amarrações fracas:

Além da importância do guindaste estar com a manutenção em dia, é necessário que os equipamentos auxiliares de amarração (como cabos de aço, mancais e manilhas) também estejam, para que ocorra uma operação segura. Portanto é necessário manter os equipamentos sempre atualizados.

Esse foram alguns, dos diversos motivos que fazem com que os guindastes tombam. Por isso é importantíssimo a educação e aprimoramento de profissionais que atuam com estes equipamentos como operadores, técnicos de segurança, sinalizadores entre muitos outros. Pois o mais importante e a preservação das vidas.

Curtam, compartilhem e comentem sobre o que vocês estao achando dos artigos! Para cada vez mais melhorarmos os contúdos!

Comentários